Pesquisar este blog

sábado, 22 de janeiro de 2011

Mouton Rothschild 2004 e Côte-Rôtie E. Guigal 1999

Confraria 14.01.2011 002

Da esquerda para direita: Zé, Claudio e Altir

Local: Casa de praia da família do confrade Claudio

Vinhos degustados:

Vinho 1: Chateau Mouton Rothschild 

Tipo: Tinto

Safra: 2004

País: França

Região: Pauillac – Bordeaux

Produtor: Baron Philippe de Rothschild

Castas: 70% Cabernet Sauvignon, 15% Merlot, 12% Cabernet Franc e 3% Petit Verdot

Graduação Alcoólica: 12,5%

Envelhecimento: 19 a 22 meses em barricas de carvalho francês (quase todas) de primeiro uso  

Comentários:

Neste almoço informal, na casa de praia da família do confrade Caudio, este foi o primeiro vinho. O que falar do fantástico Mouton Rothschild 2004 depois de decantado por uma hora? Apesar de ser quase um infanticídio, este vinho já está maravilhoso, delicioso, sensacional!!! Este Premier Cru Classé tinha linda coloração escura e no nariz estava muito complexo e elegante com muitas frutas maduras, couro molhado, fumo e com o carvalho ainda um pouco evidente. Este vinho é para ser bebido ajoelhado e agradecendo a Deus pela oportunidade de poder saborear, entender e admirar este ícone!

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Vinho 2: Côte-Rôtie Brune et Blonde

Tipo: Tinto

Safra: 1999

País: França

Região: Norte do Rhône

Produtor: E. Guigal

Castas: Syrah 96% e Viognier 4%

Graduação Alcoólica: 13%

Envelhecimento: 24 meses em barricas de carvalho novas Francesas.

Comentários:

Depois de beber um Mouton fica quase impossível apreciar outro vinho  da mesma maneira, mas este grande Côte-Rôtie, se não tem a mesma elegância que seu compatriota, tem outras virtudes. Ele começou a degustação ainda um pouco rústico e fechado, mas ao longo  da mesma foi  igualando o jogo  e se mostrou tão complexo quanto o vinho do Barão Rothschild. Sua coloração rubi escura e o buquê de especiarias, frutas do bosque e com a madeira muito bem integrada. Os taninos depois de algum tempo ficaram muito macios.Têm um longo potencial de guarda e se bem guardado poderá evoluir por mais 20 anos.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Menu do almoço:

Pernil de Cordeiro ao forno maravilhosamente harmonizado com o ótimo Amarone Della Valpolicella Campo Casalin 2004 do grande produtor i Castei.

Confraria 14.01.2011 004

4 comentários:

  1. Grande Cláudio,

    Parece que começamos bem o ano, acabo de postar um Mouton-Rothschid 81 e um Haut-brion Blanc 04, que também tomei nesse início de ano. Na segunda-feira vou postar outro grande vinho tomado junto com o Mouton.

    Um abraço,

    Eugênio.

    ResponderExcluir
  2. Grande Eugênio,
    Realmente começamos bem o ano! Agora Mouton 81 é sacanagem!!!! Simplesmente adoro vinhos "velhos" e evoluídos como este! Qto ao Haut-brion Blanc, foi simplesmente o melhor vinho branco que bebi em minha vida!!! Não me recordo a safra, sei q era excelente e tinha 12 anos de "idade". O buquê e o gosto de mel permanecem no meu corpo e na minha memória até hoje!
    Parabéns pelo seu blog! Está cada vez melhor e mais completo!!!
    Abç e obrigado pela mensagem,
    Claudio

    ResponderExcluir
  3. Cláudio, ainda esqueci de comentar o Côte-Rotie do Guigal, que é um dos melhores do Rhone. Sou louco para tomar qualquer um dos "La" dele: La turque, La Landonne e La Mouline.

    Forte abraço,e parabéns pela Confloripa.

    Eugênio

    ResponderExcluir
  4. Oi Eugênio,
    Também adoro os vinhos do E. Guigal e infelizmente ainda não degustei nenhum dos vinhos citados!

    Abç,
    Claudio

    ResponderExcluir