Da esquerda para direita: Galo, Pombinho, Della, Baretta, Gugu, Goia, Zé, Pereba, Claudio e Ronaldo (agachado).
Local: Fazenda do confrade Gugu (Bom Jardim) e loja da vinícola Quinta Santa Maria (São Joaquim) em Santa Catarina
Comentários:
Mesmo desfalcados de quatro (04) confrades, chamamos cinco (05) amigos da “raça”, com mais de 25 anos de amizade, para completar o grupo na já tradicional viagem a maravilhosa fazenda do confrade Gugu; onde dentro da propriedade passa o Cânion das Laranjeiras e tem a mais bela vista do lado de Santa Catarina. Além disso, ainda visitamos vinícolas da Serra Catarinense.
No sábado, fomos impedidos pelo frio de visitarmos a cantina e os vinhedos da Quinta Santa Maria; mas mesmo assim, fomos gentilmente recebidos na loja da vinícola, no centro de São Joaquim, para uma degustação de quatro (04) bons vinhos produzidos por eles.
Vinhos degustados na loja da Quinta Santa Maria:
01 - PORTENTO BRANCO
Ficha técnica da vinícola:
VINHO BRANCO FINO FORTIFICADO
Castas: 100% Moscato bianco
Graduação Alcoólica: 18% vol.
Produção: Lote com 5.000 minigarrafas de 50 ml.
Elaboração: Separação das cascas antes da fermentação alcoólica feita em pequenos tanques de inox, com controle de temperatura através de água corrente de fonte natural. Não foi realizada a fermentação malolática, para preservar o frescor do vinho. Adição de álcool vínico obtido na propriedade.
Envelhecimento: Rápida permanêcia em tanques de inox.
Características Sensoriais: Cor amarelo dourado, cristalina, brilhante. Nariz aromático, notas de frutas exóticas como a lichia e o jambo, e toques florais de lírio, jasmim e camomila. Paladar com sutis toques que lembram especiarias doces. Harmonização Enogastronômica: Frutas secas e castanhas de um modo geral. Queijos maduros como o prima-donna, o pont l'evèque e queijos de leite de ovelha, como o Manchego espanhol. Ótimo companheiro para o pão de ló português, panetone, pandoro e o strudel de maçã. Preparos com ovos moles de Aveiro, doçaria portuguesa, crepe Suzette.
Temperatura de serviço: 8ºC.
02 - UTOPIA MOSAÏQUE 2008
Ficha técnica da vinícola:
VINHO TINTO FINO SECO
Castas: Cabernet sauvignon, Merlot, Touriga nacional e Tinta roriz
Graduação Alcoólica: 13,5% vol.
Produção: Lote com 6.000 garrafas de 750 ml, numeradas.
Elaboração: Fermentação alcoólica em pequenos tanques de aço inox, com controle de temperatura através de água corrente de fonte natural. Fermentação malolática realizada em cubas de inox, dentro de estufas aquecidas, com temperatura controlada em 25ºC. O vinho nÃo passa por clarificação ou por filtragem, podendo apresentar depósitos e borras durante o processo de envelhecimento na garrafa.
Envelhecimento: 10% do vinho estagiou por seis meses em barricas de carvalho francês (50%) e americano (50%).
Características Sensoriais: Cor rubi intensa, com reflexos violáceos. Nariz com aromas lembrando frutas vermelhas, notas florais de violeta, especiarias doces e cacau. Fresco em boca, com notas condimentadas. Taninos agradáveis.
Harmonização Enogastronômica: queijos maduros de leite de cabra; grana padano; spaghetti al funghi; tagliatelle al ragù di carne (massa com molho à bolonhesa); picanha grelhada; steak au poivre (filé com molho de pimenta verde); arroz marroquino com cordeiro.
Temperatura de serviço: 17ºC; recomenda-se a decantação do vinho uma hora antes de servir.
03 - UTOPIA LOTE UM 2008
Ficha técnica da vinícola:
VINHO TINTO FINO SECO
Castas: Cabernet sauvignon, Merlot e Touriga nacional
Graduação Alcoólica: 13,4% vol.
Produção: Lote com 10.000 garrafas de 750 ml, numeradas.
Elaboração: Fermentação alcoólica em pequenos tanques de aço inox, com controle de temperatura através de água corrente de fonte natural. Fermentação malolática realizada em cubas de inox, dentro de estufas aquecidas, com temperatura controlada em 25ºC. O vinho não passa por clarificação ou por filtragem, podendo apresentar depósitos e borras durante o processo de envelhecimento na garrafa.
Envelhecimento: 50% do vinho estagiou por seis meses em barricas novas e de primeiro uso, em carvalho francês (50%) e americano (50%).
Características Sensoriais: Cor rubi intensa, com reflexos violáceos. Nariz rico, com aromas de frutas vermelhas, notas florais, toques de especiarias doces e picantes (como a pimenta negra); nuances vegetais que lembram chá preto. Acidez agradável e taninos sedosos. Gostoso frutado no retrogosto, com final intenso e limpo.
Harmonização Enogastronômica: queijos intensos: grana padano, pecorino, taleggio; risotto alla salsiccia (risoto de linguiça toscana); ossobuco con polenta; entrecôte marchand de vin (filé de costela com molho de vinho); filé com molho ao funghi; magret de canard com molho de frutas vermelhas (peito de pato).
Temperatura de serviço: 17ºC; recomenda-se a decantação do vinho uma hora antes de servir
04 - PORTENTO TINTO 2005
Ficha técnica da vinícola:
VINHO TINTO FINO FORTIFICADO
Castas: Cabernet Sauvignon, Touriga franca, Touriga nacional, Tinta roriz
Graduação Alcoólica: 18% vol.
Produção: Lote com 20.000 garrafas de 500 ml e minigarrafas de 50 ml.
Elaboração: Fermentação alcoólica em tanques de inox, com controle de temperatura através de água corrente de fonte natural. Fermentação malolática realizada em cubas de inox, dentro de estufas aquecidas, com temperatura controlada em 25ºC. O vinho não passa por clarificação ou por filtragem, podendo apresentar depósitos durante o processo de envelhecimento na garrafa. Recebe a adição de álcool vinílico, obtido na propriedade.
Envelhecimento: Estágio de seis meses em barricas de segundo uso, de carvalho francês (50%) e americano (50%).
Características Sensoriais: Cor rubi intensa, brilhante. Nariz rico, com aromas de frutas vermelhas e negras, frutas secas, figo e uvas passas. Notas de especiarias como a baunilha, o cravo e o chocolate. Toques balsâmiicos e notas frescas lembrando a resina de pinheiro. Boca fresca, com elegante acidez e taninos em equilíbrio.
Harmonização Enogastronômica: Frutas secas e castanhas, de um modo geral. Queijos intensos como o pecorino romano, o gorgonzola e o roquefort, além do queijo da Serra da Estrela. Sobremesas à base de chocolate (tiramissu, petit gateau), além do próprio chocolate. Grande companheiro do café e do charuto.
Temperatura de serviço: 14ºC.
Infelizmente, por terem uma produção minúscula, não tivemos a oportunidade de degustar os vinhos Utopia Noir 2008 (800 garrafas) e Grand Utopia 2008 (2000 garrafas). Todavia, compramos um (01) exemplar de cada vinho, os quais serão devidamente degustados e avaliados na próxima reunião da confraria.
Abaixo, mais fotos do grupo: