Comentários do confrade Claudio:
Gostaria muito de gostar de vinhos brasileiros; porém, infelizmente não consigo facilmente…Falo isso com certa tristeza! Seria meu sonho ser fã dos vinhos Brasileiros. Na minha humilde opinião, deixando de fora uma boa parcela dos espumantes, poucos dos raros bons tintos e brancos nacionais valem o preço. Por isso, gostaria de publicar no blog dois vinhos brancos do nosso maravilhoso estado (Santa Catarina) que, apesar de caros, possuem dois diferenciais incomuns nos vinhos brancos tupiniquins: longevidade e qualidade!!!
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Vinho 1: Villa Francioni Sauvignon Blanc
Tipo: Branco
Safra: 2006
País: Brasil
Região: São Joaquim e Bom Retiro - Santa Catarina
Produtor: Villa Francioni
Castas: 100% Sauvignon Blanc
Graduação Alcoólica: 13,4%
Envelhecimento: em tanques de inox
Preço: R$ 78 (Safra 2009)
Comentários:
Em minha opinião, este vinho foi o melhor nacional de todos os tempos! Equilibrado e elegante, lembra, pela fruta marcante, alguns vinhos da Austrália e Nova - Zelândia. Já está em declínio, mas ainda muito saboroso. Vale lembrar que pouquíssimos Sauvignon Blancs do Vale do Loire estariam vivos com tanto tempo de guarda. O buquê cítrico apresenta pêssego, maçã verde e maracujá. Ótimo vinho, mas muito melhor quando jovem.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Vinho 2: Villa Francioni Lote I Chardonnay
Tipo: Branco
Safra: 2004-2005
País: Brasil
Região: Bom Retiro – Santa Catarina
Produtor: Villa Francioni
Castas: 100% Chardonnay
Graduação Alcoólica: 13%
Envelhecimento: 08 meses em barricas novas de carvalho francês
Preço: R$ 82,00 (SAFRA 2008)
Comentários:
Confesso que as primeiras degustações que tive com este vinho não foram das melhores. Quando jovem, ainda possuía excesso de álcool e principalmente madeira que incomodava muito o meu paladar. Passados todos estes anos, o vinho arredondou todas as suas arestas e ficou maravilhoso! Ao contrário do irmão Sauvignon Blanc, este vinho está no auge e pode continuar na adega por pelo menos mais um ano até começar entrar em declínio. Ele possui um buquê delicioso com abacaxi, maça e principalmente mel, muito mel!!! Ótimo vinho, cuja garrafa ganhei do meu amigo João Paulo Freitas, que é um dos proprietários da vinícola, quando do lançamento do mesmo.
Cláudio bom dia,
ResponderExcluirNão podia deixar de comentar sobre o Chardonnay Lote I da Villa Francioni. Ao contrário do que postou, tenho preferência pelo chardonnay deles ao S.Blanc. É bem verdade que o chardonnay é muito bombadão na madeira mas esse devia estar amaciado.
Gostaria MUITO
de tomar esse vinho (LOTE I) mas sei que o mesmo não está mais no mercado. Você saberia como posso consegui-lo ?
Um abraço,
Eugênio Oliveira
Amigo Eugênio,
ResponderExcluirAinda tenho algumas garrafas do Lote I. Meus pais estão morando atualmente em Brasília, assim fica fácil enviar para vc. Favor passar o seu endereço completo para o meu email (claudio@matrix.com.br), pois meu pai deve vir a Floripa no início de Junho e assim poderei mandar o vinho para vc.
Obs.: Parabéns pelos quase 1000 vinhos postados no seu ótimo blog!
Abç,
Claudio