Comentários do confrade Claudio:
Para comemorarmos o dia dos pais, em um animado churrasco da nossa família, degustamos estes dois grandes vinhos sul-americanos. Apesar da maior expectativa ficar no mítico argentino Nicolas Catena Zapata, confesso que não esperava que o mesmo recebesse uma verdadeira goleada, para o meu gosto, do “velho” chileno Montes Alpha Cabernet Sauvignon. Por que o argentino que custa muitas vezes cinco vezes mais levou uma “surra”, para o meu paladar, do chileno? Primeiramente gostaria de deixar claro que sou fã dos vinhos do velho mundo e principalmente dos franceses, pela sua delicadeza, equilíbrio e longevidade. Nesta safra (2001) a linha Alpha ainda era inspirada nos grandes vinhos de Bordeaux. Tinha civilizados 13% de álcool e estava delicioso na boca, com um final longo e persistente. No buquê complexo, uma explosão de frutas maduras, cereja negra e fumo. Tinha uma acidez e taninos equilibrados. Ele estava no auge, mas com muitos anos de vida pela frente. É uma pena que, principalmente por pressão do mercado norte-americano, esse vinho tenha ficado mais concentrado e potente (as últimas safras tem 14,5% de álcool) e menos elegante que os sensacionais “velhos” vinhos da mesma linha!!!
Já o “antigo” Nicolas Catena Zapata, de maneira alguma decepcionou. Ele era um grande vinho, só que mais potente e concentrado. Talvez sendo degustado, por um grupo de “experts” às cegas, o resultado tivesse sido diferente. Ele era um vinho muito longo na boca; a acidez e os taninos também estavam muito equilibrados. No nariz delicioso: frutas vermelhas e negras, cassis e um toque de eucalipto. Também estava no auge da forma e ainda teria muitos anos de vida. Um grande vinho com o álcool na medida certa e que vai muito bem com carnes como cordeiro que combina perfeitamente bem com esta jóia argentina.
Abaixo, outras informações e fotos dos vinhos:
Vinho 1: Montes Alpha Cabernet Sauvignon
Tipo: Tinto
Safra: 2001
País: Chile
Região: Colchagua
Produtor: Viña Montes
Castas: 90% Cabernet Sauvignon e 10% Merlot
Envelhecimento: 12 meses em barricas de carvalho francês
Graduação Alcoólica: 13%
Preço: R$ 97,31 (Safra 2009)
Importador: Mistral
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Vinho 2: Nicolas Catena Zapata
Tipo: Tinto
Safra: 2000
País: Argentina
Região: Mendoza
Produtor: Catena Zapata
Castas: 79% Cabernet Sauvignon e 21% Malbec
Graduação Alcoólica: 13,5%
Envelhecimento: 18 meses em barricas novas de carvalho francês
Preço: R$ 795,00 (safra 1999)
Importador: Mistral
Nenhum comentário:
Postar um comentário