Vinho: Pisano RPF Tannat
Tipo: Tinto
Safra: 2006
País: Uruguai
Região: Progreso
Produtor: Pisano
Castas: 100% Tannat
Graduação Alcoólica: 14%
Envelhecimento: em barricas de carvalho francês
Preço: R$ 47,00
Importador: Mistral
Comentários do confrade Gustavo Kist:
A dica de vinho dessa semana tem tudo a ver com a nossa idéia de visitar o Uruguai com os amigos da Confloripa.
Experimentei esse vinho pela primeira vez há alguns anos em uma viagem pelo Uruguai, encontrei uma garrafa em um supermercado perto do hotel onde estava hospedado em Montevideu (Íbis da Rambla). Foi o melhor vinho uruguaio que bebi nessa viagem.
A Bodega que faz o vinho é talvez o maior nome do uruguai na atualidade, a Pisano, e o vinho é o Pisano RPF Tannat (safra 2006).
A Tannat é a uva emblemática do Uruguai, a melhor e mais plantada casta do país vizinho, onde ela se mostra menos dura e tânica que na rua região de origem, Madiran, na França.
Todos lembram de um vinho às cegas que o Marcelo levou num encontro da confraria há algum tempo, o Amat, também feito com a Tannat pela Bodega Carrau, que na ocasião foi confundido com um vinho de Bordeaux. Os grandes Tannat do Uruguai podem ser confundidos com vinhos franceses com facilidade, como o Família Deicas que bebemos em outra ocasião.
O Pisano RPF (Reserva Personal de Família) Tannat foi recomendado pela revista do Guia Peñin, o mais respeitado guia espanhol de vinhos e já foi considerado pela revista Decanter o melhor vinho do novo mundo.
Exageros à parte, é uma boa escolha pra quem quer acompanhar um churrasco, porque apesar de ser bastante tânico (bom pra carnes gordurosas), também possui bastante acidez e fruta e é muito fácil de beber. O bouquet é concentrado e o palato macio, rico e bastante saboroso.
Pra quem gosta de vinho encorpado é uma grande escolha. E o preço não é proibitivo (R$ 47,00). Pra um vinho dessa qualidade a relação custo x benefício é excelente.
Quem traz esse vinho para o Brasil é a importadora Mistral e acredito que o Kleber da RK deve ter algumas garrafas no estoque.
Nenhum comentário:
Postar um comentário