Pesquisar este blog

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

custo X benefício da semana

clip_image001

Vinho: Chardonnay Panceri

Tipo: Branco

Safra: 2007

País: Brasil

Região: Tangará - SC

Produtor: Panceri

Castas: 100% Chardonnay

Graduação Alcoólica: 12,5%

Envelhecimento: 10% do vinho em barricas de carvalho americano

Preço: R$ 16,00

Enólogo Responsável: Marcel Salante

Comentários do amigo Rogério Gomes:

O verão se aproxima e a procura por brancos e rosados aumenta. A sugestão desta semana é um branco brasileiro com excelente preço e qualidade: o Panceri Chardonnay.

Em recente visita à vinícola eu tive a oportunidade de conhecer de perto o belo trabalho da família Panceri, nas proximidades de Tangará – SC. Assim que chegamos fomos recepcionados pelo Sr. Celso Panceri, que de imediato nos convidou para compartilhar de uma das últimas garrafas do espumante Chardonnay Panceri Brut 2006, retirado de sua adega pessoal. O espumante estava excelente, fresco, equilibrado e com um bouquet estilo velho mundo que muito me agradou. Após o bate papo inicial visitamos as instalações da vinícola e em seguida iniciamos a degustação dos brancos, tintos leves, reservas e o top da vinícola, o Nilo, vinho que homenageia o fundador da empresa Nilo Panceri, elaborado 100% com a casta Teroldego, um excelente vinho que merece ser degustado por qualquer enófilo que queira conhecer o potencial dos vinhos brasileiros.

Voltando ao Chardonnay, trata-se de um vinho equilibrado e principalmente, sem defeitos, o que já é uma qualidade se compararmos ao que é vendido por aí na mesma faixa de preço. Abaixo segue o “paste” da descrição do vinho retirada do site da vinícola:

VINIFICAÇÃO

Elaborado com uvas de vinhedos próprios este vinho passou por uma breve maceração pré-fermentativa e fermentação a baixas temperaturas. Uma curta passagem por barricas de carvalho americano completam a vinificação deste Chardonnay fresco e jovial.

NOTAS DE PROVA

Apresenta coloração amarelo claro com reflexos esverdeados, excelente limpidez e brilho. Tem grande expressão aromática com destaque para frutas cítricas e algo de manteiga. Na boca demonstra bom frescor e grande persistência.

Temos aqui uma boa opção Nacional para acompanhar frutos do mar no verão que se aproxima.

Abraços,

Rogério Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário