Pesquisar este blog

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

custo X benefício da semana

clip_image001

Vinho: Plaisir de Merle Shiraz

Site: http://www.plaisirdemerle.co.za

Tipo: Tinto

Safra: 2007

País: África do Sul

Região: Paarl

Produtor: Plaisir de Merle

Enólogo: Niel Bester

Viticultor: Hannes van Rensburg

Casta: 100% Shiraz

Graduação Alcoólica: 14,4%

Envelhecimento: 12 a 16 meses em barricas de carvalho Americano e Francês de 1º e 2º uso

Acidez Total: 5,96 g/l (Acido tartárico)

Açúcar Residual: 1,8 g/l

pH: 3,5

Preço: R$ 50,00

Importador: Angeloni

Comentários do amigo Rogério Gomes:

Esta é uma dica com estrelinhas, pois em minha opinião de bebedor assíduo achei um excelente vinho na sua faixa de preço. O vinho é frutado, os taninos são aveludados e a acidez está na medida certa, ou seja, é um vinho bem equilibrado. Para quem observou o valor da Acidez Total acima, fica a dica para observar este valor nas fichas técnicas dos vinhos degustados, pois em alguns vinhos do novo mundo, de Terroirs que originam vinhos frutados de uvas super maduras e doces, este número fica entre 3,0 e 4,0 g/l, ou seja, pouquíssima acidez gustativa, muito tanino doce e álcool. Por isso, muitas vezes estes vinhos são enjoativos, por falta de frescor.

Voltando ao Plaisir de Merle Shiraz, o carvalho é de excelente qualidade e está muito bem integrado ao vinho. Aconselho beber com a temperatura do vinho variando entre 16ºC e 20ºC, começando em 16ºC e deixando o vinho aumentar de temperatura na taça. Desta forma será possível sentir as várias vertentes aromáticas e gustativas do vinho. Acima de 20ºC o álcool começa a incomodar no nariz.

Vale citar que, Niel Bester, enólogo responsável pelos vinhos Plaisir de Merle foi “pupilo” de Paul Pontallier, gerente geral do Château Margaux, que por sua vez foi consultor na concepção do projeto Plaisir de Merle.

Nenhum comentário:

Postar um comentário