Pesquisar este blog

domingo, 31 de outubro de 2010

custo x benefício da semana

19436_m

Vinho: Carmen Reserve Merlot

Tipo: Tinto

Safra: 2006

País: Chile

Região: Vale de Casablanca (Merlot) e Vale de Maipo (Cabernet Sauvignon).

Produtor: Viña Carmen

Castas: Merlot 90%, Cabernet Sauvignon 10%

Graduação Alcoólica: 14%

Envelhecimento: 80% do vinho é maturado em barricas francesas e americanas por 9 meses

Preço: R$ 51,00

Importador: Mistral

Comentários do confrade Gustavo Kist:

Como eu penso que as dicas aqui do blog devem ser de vinhos que agradam a quase todos os gostos, lembrei de um vinho que eu, o pombinho e o Alexandre Ganzo (Solino) bebemos num almoço na Bodega Santa Rita no Chile (o Claudio estava junto mas não quis beber porque disse que não era "cachuero"). Bebemos esse mesmo vinho numa degustação de merlots do novo mundo que fizemos na apto. do Claudio recentemente, ocasião em que esse vinho agradou muito a todos, estou falando do Carmen Reserve Merlot, safra 2006.
A Viña Carmen pertence ao grupo Santa Rita, fato que eu desconhecia até essa visita à Bodega em 2008, e produz esse ótimo merlot ao estilo dos merlots chilenos pré-descoberta da carmenére.
Um outro destaque desse mesmo produtor o Carmen Winemaker's Reserve Red, um pouco mais caro, mas com jeitão de Bordeaux.
O bouquet do Carmen Reserve Merlot é imponente, com frutas vermelhas maduras, goiabada (muito perceptível), um pouco de cravo e canela e baunilha. É um vinho que impressiona no nariz. Não há madeira em excesso e na boca o vinho é equilibrado e é um daqueles coringas da adega, porque pode acompanhar bem uma carne ou até um prato mais complexo com massa ou pode ser bebido sozinho, apenas por diversão. Uma outra característica bastante interessante é que apesar de se denominar varietal, ele é um corte de merlot (90%) com cabernet sauvignon (10%), combinação que certamente ajuda a dar um pouco mais de corpo ao vinho.
Ele é importado pela mistral, e está custando em torno de R$ 51,00, dependendo da cotação do dólar na época, porque a mistral é uma das poucas, se não a única importadora, que tem a política de trabalhar com preços em dólar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário